28/05/2015

Cris Komesu | Mesa Brasil

7 comentário(s)

Captar, armazenar, distribuir e alimentar

 

No ano em que completa 21 anos, o programa Mesa Brasil Sesc São Paulo dá mais um passo importante em sua trajetória: a criação do Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil (CECAM). Com 1600 metros quadrados de área total, capacidade para até 400 toneladas e uma frota que contará com quatro caminhões, o espaço destina-se a captar e armazenar grandes volumes de doações de alimentos.

De dentro de um condomínio logístico na zona oeste de São Paulo, o CECAM será ponto de apoio para as 13 unidades do Mesa do estado, com função estratégica para distribuir alimentos entre interior, litoral e capital. “Sentimos a necessidade de ter um espaço próprio a partir do aumento de doações da indústria. As grandes quantidades demandam um local para armazenagem, de onde possamos fazer o direcionamento até as unidades. Além disso, queremos otimizar também a distribuição de frutas, verduras e legumes, usando o centro como um entreposto”, explica Karen Leal, coordenadora do CECAM.

IMG_4259-trat

Com a criação deste novo espaço, portanto, o programa passará a atender mais pessoas e com mais qualidade, levando produtos variados a regiões que antes não os receberiam, por limitações logísticas. “Doações volumosas de laranjas em Piracicaba, ou de avocados em Bauru, por exemplo, vão agora chegar até muitas outras unidades do estado. Assim, acreditamos que o CECAM vai ajudar a promover o acesso das instituições atendidas a alimentos diversificados, melhorando a qualidade das refeições oferecidas”, afirma Karen.

Entre as 27 pessoas que compõem a equipe, um grupo irá se dedicar à captação de doações, prospectando empresas e levando informações sobre o programa. Além disso, atuará na fidelização dos atuais doadores, garantindo a prestação de contas e mantendo um bom relacionamento com as empresas.

IMG_4197-22

A previsão é não apenas aumentar o volume de doações, mas também ampliar a gama de tipos de alimentos captados. Futuramente, o espaço será equipado com câmaras refrigeradas, que tornarão possível o recebimento de carnes, laticínios e congelados em geral.

Marcando o início de suas operações, o centro recebeu 100 mil litros de leite, 25 toneladas de arroz orgânico, 10 toneladas de cereal matinal, 26 toneladas de chocolate e 100 mil litros de sucos e chás. Esses alimentos, assim como as demais doações que chegarão diariamente ao CECAM, serão distribuídos entre as 13 unidades do Mesa até chegar a quase 800 instituições cadastradas, atendendo a mais de 140 mil pessoas. O programa, desta forma, reforça o compromisso com sua ação central, de combate ao desperdício de alimentos ao mesmo tempo em que complementa e enriquece a refeição de pessoas em situação de insegurança alimentar.

 IMG_4241-trat

(Fotos: Sergio Pinto Cruz/Sesc) 

Confira na galeria abaixo imagens da cerimônia de abertura do CECAM, no dia 02 de junho:

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios

7 comentários

  • Lilian 02 de junho de 2015 às 20:19

    É muito lindo ver um programa tão lindo e tão necessário quanto esse ampliar ainda mais o seu leque de ações! Tenho orgulho de fazer parte dessa grande teia da solidariedade! Parabéns para a equipe! Sucesso!

    Responder
    • Diego Oliveira 02 de junho de 2015 às 20:46

      parabéns lilian! seu trabalho e da equipe no mesa é muito siginficativo. meus primeiros passos no sesc foram dados no mesa brasil e pude conhecer a fundo a missão social do programa. foi uma rica experiência! sucesso para todos nós.

      Responder
  • claudio 04 de junho de 2015 às 17:26

    Parabens fico feliz em ver um projeto social de tamanha importancia, sendo inaugurado com tanta dedicação. para quem ama logistica e organização como eu,é o sonho ver um espaço tão bem elaborado . novamente parabens

    Responder
  • João Daniel Migliorini 10 de junho de 2015 às 09:32

    Parabenizo ao sEsc. isto sim é que é fazer obra de interesse social com inteligência, planejamento e, sem dúvida, em condições de obter resultados. serão vitoriosos muito provavelmente. joão

    Responder
  • Cirlene pereira lima 13 de junho de 2015 às 23:25

    Sou presidente fundadora de uma ONG C.R.I.S.T.O. - Centro de Reestruturação, Inclusão Social e trabalho ocupacional Atendemos crianças com necessidades especiais mentais e não temos ajuda governamental conheço o trabalho do Mesa brasil - são paulo e preciso muito da ajuda de vocês.Quero me inscrever para receber esta maravilhosa ajuda.Por favor, entrem em contato conosco CNPJ 06.976.441/0001-00 www.cristoespecial.com.br página no faceboock c.r.i.s.t.o. Fone 3993-1701

    Responder
  • Renilson orlandini 14 de junho de 2015 às 15:39

    Parabéns ao Sesc por alimentar este programa Social tão extraordinário . A minha visão do Mesa Brasil é de identidade com dignidade, é um sentimento de identificação em relação de contribuição para promovê-la a cidadania e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com o ponto de vista para inclusão social.

    Responder
  • alessandra da silva 29 de março de 2016 às 15:28

    OLA PERTENÇO AO NUCLEO VOLUNTARIOS DO MOVIMENTO ESCOTEIRO PAINEIRAS E Há alguns meses, fomos fazer uma visita com o Amor na Prática ( grupo que leva através música Amor, carinho, Luz. cantamos, tocamos e doamos muito carinho . Idealizado pela artista Carla, é um grupo de voluntários onde realizamos atividades em asilos, orfanatos, hospitais e instituições) ao Instituto Curumim(que é um lar de crianças que foram tiradas de suas famílias por maus tratos dos mais diversos tipos). Essa semana, recebemos um apelo, um pedido de ajuda. Eles precisam de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza de casa. A galera do Amor na Prática resolveu colaborar e como os escotistas da Alcatéia Paineiras fazem parte do Amor prática tbm estamos fazendo uma gincana do bem... Faço parte de uma das equipes e peço a colaboração dos amigos... Quem puder(e quiser)ajudar, é só arrecadar alguns itens e me avisar q eu ou alguém da minha equipe irá retirar. Minha casa é um dos locais de arrecadação ou grupo escoteiros Paineiras . Se quiser ainda fazer parte dessa corrente, peça pra amigos, familiares, colegas de trabalho... A data final pra ação é dia 15 de abril!!!!! Vamos fazer uma grande ação do bem. Juntos somos muuuuito mais fortes♡ É só avisar dia e local q eu ou alguém do meu grupo retira as doações!!!!!!Mais uma força tarefa galera: Instituto Curumim(que é um lar de crianças que foram tiradas de suas famílias por maus tratos dos mais diversos tipos). NOSSO TELEFONE 11 - 34670733

    Responder