06/05/2016

Cris Komesu | Mesa Brasil

2 comentário(s)

Com a Casca Tem + Valor

O que você faz com a casca da banana, da laranja ou do abacaxi? Sabia que podem render ótimas receitas? Aliás, não só cascas, mas folhas, talos, sementes e entrecascas: tudo pode ser aproveitado! O projeto Com a Casca Tem + Valor mostra como usar essas partes “não convencionais” dos alimentos em preparações saborosas e nutritivas.

Depois de uma temporada de sucesso no Sesc Santos, o projeto chegou neste ano ao Sesc Santo André, onde segue com oficinas mensais até dezembro. No comando das duas edições, a gastróloga e nutricionista Aline Rissato conta que percebe um interesse crescente do público pelo assunto: “A experiência em Santos foi muito positiva, não estava esperando tanta receptividade. O aproveitamento integral dos alimentos é um tópico que ainda gera muito preconceito, mas fico feliz de perceber que as pessoas estão dispostas a aprender coisas novas e mudar”.

13014809_1006228696120468_916133019_n

Para ela, o aproveitamento integral envolve muitas questões importantes, como a saúde, a sustentabilidade e a segurança alimentar. E para trazer esses conceitos para a realidade, nada como colocar a mão na massa. “A melhor forma de quebrar preconceitos é cozinhando e degustando. Nas oficinas, mostramos que uma receita com a casca tem a mesma facilidade de preparo que a convencional e não perde em nada no sabor nem na apresentação visual. Mas o maior impacto é quando apresentamos a redução nos custos!”, conta Aline.

A cada mês, um alimento diferente é trabalhado na oficina, respeitando a sua sazonalidade. Confira a agenda dos próximos encontros, que acontecem sempre na Comedoria, das 14h30 às 16h:

- 11/05: Banana: da casca até a polpa

- 15/06: Brócolis: flor, folha e talo

- 13/07: Espinafre para todos

- 10/08: Da laranja até o bagaço

- 14/09: O rei abacaxi

- 26/10: Jabuticaba por inteiro

- 9/11: Da beterraba até as folhas

- 14/12: Para refrescar, melancia!


As inscrições podem ser feitas a partir da primeira terça-feira do mês em que acontecerá a oficina escolhida, pelo e-mail inscricao@santoandre.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento da unidade. Os valores vão de R$ 17 (Inteira) a R$ 5 (Credencial Plena).

13023306_1006228716120466_1361322558_n


Quer saber mais sobre o aproveitamento integral dos alimentos e testar receitas em casa? O  Mesa Brasil lançou o livro Sabor Sem Desperdício, com receitas de entradas, pratos principais, bebidas e sobremesas – tudo aproveitando o alimento por inteiro! Saiba mais aqui

(Fotos: Guilherme de Carvalho)

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios

2 comentários

  • Adriana patricio de Olivera 03 de junho de 2016 às 10:23

    aCHO MARAVILHOSA A PROGRAMAÇÃO DA REDE SESC E IMPORTANTISSÍMA ESSAS OFICINAS E PALESTRAS DO MESA BRASIL SESC, QUE TRAZ INFORMAÇÕES IMPORTANTES A POPULAÇÃO E SEM CONTAR AS QUESTÕES DE SUSTENTABILIDADE, GOSTARIA QUE ESSAS OFICINAS ACONTECESSEM EM OUTRAS UNIDADES TAMBÉM E ATÉ OS CURSOS DO MESA BRASIL PARA CAPACITAÇÃO QUE FOSSE ABERTOS NÃO SÓ PARA FUNCIONÁRIOS, MAS SE POSSÍVEL PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO OU NUTRIÇÃO COMO É O MEU CASO, FICAREI MUITO FELIZ EM PODER PARTICIPAR. OBRIGADA.

    Responder
    • Mesa Brasil 06 de junho de 2016 às 11:59

      Olá, Adriana, agradecemos sua mensagem! As ações educativas em alimentação acontecem em diversas unidades, muitas vezes abertas ao público em geral! acompanhe a nossa agenda em http://mesabrasil.sescsp.org.br/aprender e no portal do sesc: sescsp.org.br, e venha participar!

      Responder