11/03/2016

Mesa Brasil Sesc Carmo

2 comentário(s)

Educação contra a contaminação

No mês de março, o Mesa Brasil no Sesc Carmo deu início às ações educativas de 2016 com uma palestra sobre a contaminação dos alimentos e as consequências à saúde. Participaram da formação 105 pessoas, entre coordenadores, cozinheiras e auxiliares de cozinha das instituições cadastradas no programa.

Eneo Alves da Silva Júnior, microbiologista de alimentos, falou sobre as formas de contaminação, os riscos à saúde e os controles higiênicos sanitários necessários para os serviços de alimentação. As boas práticas de higiene são recomendadas para a manipulação de alimentos visando à obtenção de produtos seguros que serão consumidos nas instituições sociais por crianças, adolescentes, adultos e idosos.

IMG_5735

Foram discutidas desde medidas de higiene pessoal, como a técnica adequada para lavagem das mãos, até a higiene ambiental e dos vegetais. Outro ponto importante abordado foi o controle do tempo e temperatura dos alimentos para evitar a multiplicação de microorganismos e possíveis riscos à saúde.

A coordenadora do Mesa no Carmo, Sheila Travain, destaca o tema na programação anual: “o planejamento das ações educativas para o ano de 2016 observa a importância de orientar os manipuladores de alimentos das instituições sociais para que consigam replicar as boas práticas nas cozinhas das instituições, garantindo assim não só qualidade nutricional como sanitária dos alimentos servidos”, afirma. 

Fotos: Caroline Araújo

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios

2 comentários

  • Alexandre dos santos pedro 14 de março de 2016 às 16:39

    gostaria muito ver o programa mesa BRASIL,JA QUE PARTICIPEI DE UM RECRUTAMENTO E APRENDI MUITO,SOUL VOLUNTARIO EM UMA ONG EM JUNDIAI, E GOSTARIA DE TRABALHAR AQUI EM JUNDIAI NESSE BELO PROGRAMA AJUDANDO ESSA ONG,QUE NECESITA E PRECISA MUITO DE ALIMENTOS,TEMOS UM GRANDE DESPERDIÇO DE ALIMENTO COMO CESGESP EM JUNDIAI,,,,,GOSTARIA MUITO DESSA AJUDA DE VCS.DO PROGRAMA BEM EM NOSSOS AJUADAR NESSA EMPREITADA...

    Responder
    • Mesa Brasil 15 de março de 2016 às 11:06

      Agradecemos seu comentário, Alexandre! O Mesa ainda não atua em Jundiaí, mas continue acompanhando o nosso blog para saber as novidades do programa em outras cidades. Um abraço.

      Responder