01/04/2016

Cris Komesu | Mesa Brasil

14 comentário(s)

Um encontro para celebrar e agradecer


Uma noite de festa e de gratidão. Assim foi o Encontro Anual do Mesa Brasil Sesc São Paulo da capital e Grande São Paulo, que reuniu cerca de 700 pessoas nesta quinta-feira no Sesc Vila Mariana. Entre os presentes, estavam representantes das empresas doadoras e das instituições sociais cadastradas no Mesa nas unidades Carmo, Itaquera, Interlagos, Santo André e Osasco.

O momento foi de comemorar as conquistas do programa no combate à fome, ao desperdício de alimentos e à insegurança alimentar: no último ano, foram 4,3 mil toneladas de alimentos arrecadados junto a 640 empresas doadoras, distribuídos entre 830 instituições sociais, alimentando 152 mil pessoas em todo o estado. Para captar, armazenar e distribuir grandes volumes de doações, em 2015 ainda foi criado o CECAM – Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil, um ponto de apoio para as 13 unidades do Mesa no estado.

Confira no vídeo mais dados:

 

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, exaltou a importância das doações e do empenho de todas as empresas e também do trabalho realizado pelas instituições sociais atendidas, que preparam e servem as refeições. Além disso, destacou o caráter educativo do Mesa, presente desde o início do programa: “Não basta fornecer o alimento, tem que orientar como utilizá-lo, como guardá-lo, como fazer com que chegue de maneira adequada, cuidadosa e respeitosa até aqueles que precisam. O ato de alimentar não é simplesmente ingerir elementos vitais para o ser humano. Trata-se de um momento de participação social, de troca, de reunião. Por isso o nome Mesa sempre nos inspirou muito. A mesa é o lugar onde comemos, nos reunimos, conversamos e temos oportunidade de ter uma vida social completa e intensa”.

 Mesa -encontro -danilo

O Encontro foi também a oportunidade para lançar o livro Sabor sem Desperdício, com receitas que estimulam o aproveitamento integral dos alimentos, uma das questões trabalhadas nas ações educativas do Mesa. Um vídeo com uma das receitas da publicação foi exibido e ao final, uma surpresa! O resultado da preparação pode ser degustado: um pão de mel com aproveitamento integral da banana que deixou o público do teatro com gostinho de quero mais.  

 Mesa -Brasil -Sabor -sem -Desperdicio -baixar

Distribuído entre os presentes, o livro está disponível gratuitamente para download aqui.

Em seguida, representantes das empresas doadoras foram chamados ao palco para receber uma homenagem e os aplausos de agradecimento. A dona Giovana, do Sabores da Nonna, doadora veterana do programa, fez questão de subir ao palco e emocionou a todos.

Mesa -doadores

Ao final, a apresentação da orquestra do Instituto GPA, formada por crianças e jovens, animou o teatro.

IMG_5639

IMG_5668


Confira a galeria completa:

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios

14 comentários

  • Marisa Leal 02 de abril de 2016 às 10:14

    Parabéns ao Mesa Brasil por mais um ano de trabalho e amor. Sucesso e que Deus permita que este projeto ajude os menos providos por muito tempo. Luz em cada caminho, sempre.

    Responder
    • MEsa Brasil 04 de abril de 2016 às 10:28

      Agradecemos as palavras, Marisa!

      Responder
  • Maria Calixta da Silva Costa 02 de abril de 2016 às 11:47

    Evento maravilhoso, tudo muito bem organizado, como tudo que esta instituição, Sesc organiza. Parabéns, tenho muito orgulho em participar. Contem comigo sempre! Sou uma das integrantes do Instituto Bígua - Eco estudantil ( Ibeco). Foi tudo muito bom, mas na minha opinião estes jovens da orquestra, encantou toda a platéia. Muito bom também saber do trabalho destas instituições. São muitos os institutos e ongs fazendo trabalho honesto e de promoção em prol dos mais carentes, pois afinal todos temos o direito de ter vida de qualidade e desenvolver suas capacidades, marcando bem o seu lugar no mundo. se cada um tiver a consciência de que cada um de nós somos um tijolinho na construção do mundo, teremos um mundo feliz e harmonioso, mais justo, feliz e sem miséria. Parabéns a todos os que tornaram possível este evento mesa brasil. agradeço ao sesc interlagos, a todos os funcionários e também a acolhida dos funcionários do sesc vila mariana. Maria

    Responder
    • Mesa Brasil 04 de abril de 2016 às 10:29

      Muito obrigado, Maria. Ficamos felizes com a presença de todos e agradecemos a todos os nossos parceiros!

      Responder
  • Leandro CCA Alto da Riviera 02 de abril de 2016 às 17:18

    Família Mesa estamos mtos agradecidos pela parceria e alegria que vcs levam a todos nós entidades de atendimentos.. Meu abraço fraterno

    Responder
    • Mesa Brasil 04 de abril de 2016 às 10:30

      Leandro, nós que agradecemos. Um abraço.

      Responder
  • Edgar Siena- Centro de Acolhida maria maria 06 de abril de 2016 às 18:08

    o Centro de acolhida maria maria, vem agradecer e parabenizar o sesc mesa brasil pelas açoes desenvolvidas durante todo o ano, parceria esta, que só nos engrandece com suas doações auxiliando assim nosso cardapio diario. também agradecer a todos envolvidos neste programa, desde a area administrativa, os motorista, os auxiliares pelo respeito e tratamento com todos da organização. segue nossos muitissimo obrigado em nome croph e Maria maria que recebe estas doações em outros serviços. parabens a todos.

    Responder
    • Mesa Brasil 15 de abril de 2016 às 13:00

      Agradecemos o depoimento e a parceria, Edgar!

      Responder
  • Adriana rOSA CARNEIRO 07 de abril de 2016 às 07:19

    mARAVILHOSO EVENTO

    Responder
    • Mesa Brasil 15 de abril de 2016 às 13:01

      :)

      Responder
  • vera lucia almeida 07 de abril de 2016 às 11:39

    Parabéns a equipe da mesa brasil que vem no decorrer destes anos desenvolvendo um trabalho maravilhoso. um trabalho não só de doação mas de preparação para receber esta doação. que o senhor abençoe a todos. abraços

    Responder
    • Mesa BRasil 15 de abril de 2016 às 13:02

      Obrigado, Vera! Sigamos juntos!

      Responder
  • Edson Feitoza 20 de abril de 2016 às 15:46

    Sensacional evento e projeto! Parabéns ao sesc e aos idealizadores!

    Responder
  • Luiz Fernando Penhalves 28 de abril de 2016 às 19:29

    Parabens pelo evento e pelo trabalho que vocês fazem.

    Responder