09/12/2015

Cris Komesu | Mesa Brasil

10 comentário(s)

Mesa Brasil na levada do rap!

Música, poesia, emoção e muito rap deram o ritmo do Encontro Anual do Mesa Brasil do Sesc Campinas. Representantes das empresas doadoras e das instituições sociais atendidas, além da equipe do programa, reuniram-se para celebrar mais um ano da parceria que, em 2015, arrecadou mais de 240 mil quilos de alimentos junto a 25 doadores, beneficiando mais de dez mil pessoas atendidas em 52 instituições.

 


O rapper Renan Inquérito, um mestre de cerimônias nada cerimonioso, conduziu a festa com alegria e descontração. Um verso aqui, um rap ali, uma citação acolá: as palavras escolhidas com carinho ganhavam rimas, da mesma forma que os ingredientes de uma receita, adicionados aos poucos, combinam sabores. “Na poesia, a gente vai mexendo as palavras para criar uma frase bonita, assim como na cozinha é a mistura de ingredientes que vai culminar num prato gostoso”, compara Renan.  Músicas como “Comida”, dos Titãs, “Chocolate”, de Tim Maia e poemas como “Trem de Ferro”, de Manuel Bandeira, foram lembrados, cantados e recitados durante o evento, entre homenagens e agradecimentos.

“Entendemos que a poesia pode estar em todo lugar. No olhar de um doador de alimentos que, neste gesto, auxilia quem precisa. Pode estar no trabalho, no suor, no cuidado da equipe do Mesa Brasil, em dar aos alimentos que seriam desperdiçados a chance real de consumo. Pode estar no trabalho lindo das instituições sociais que dia após dia contribuem para a formação de pessoas melhores”, afirma Lilian Rocha, coordenado do Mesa Brasil Sesc Campinas.

Encontro -anual -campinas (1)

Ao final, chamados ao palco, os doadores receberam uma homenagem especial: cada representante ganhou um avental poético e foi convidado a recitar um trecho do poema Receita para um novo dia, de Sérgio Vaz:

Pegue um litro de otimismo,
Duas lágrimas – de preferência
Escorridas no passado
Duas colheres de muita luta
E sonhos à vontade.
Duzentos gramas de presente
E meio quilo de futuro.
Pegue a solidão, descasque-a toda
E jogue fora a semente.
Coloque tudo dentro do peito
E acenda no fogo brando das manhãs de sol
Mexa com muito entusiasmo.
Ao ferver, não esqueça de colocar
Uma dose de esperança
E várias gotas de liberdade.
Sorrisos largos e abraços apertados,
Para dar um gosto especial.
Quando pronto,
assim que os olhos começarem a brilhar,
Sirva-o de braços abertos.

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios

10 comentários

  • Lilian 09 de dezembro de 2015 às 17:46

    muito feliz com esse momento tão especial. agradecemos a todos os parceiros.

    Responder
  • Carmen lúcia f. martines 10 de dezembro de 2015 às 11:42

    Parabéns a toda equipe do Mesa Brasil!!! Obrigada por tornar a alimentação das crianças e adolescentes da Eufraten mais nutritiva e saborosa!!! Grande abraço!!!

    Responder
    • Mesa Brasil 10 de dezembro de 2015 às 11:52

      Agradecemos o depoimento e a parceria, CArmen! Um abraço!

      Responder
  • Associação de educação do Homem de amanhã (aedha) guardinha de campinas 10 de dezembro de 2015 às 20:47

    Agradecemos ao sesc-campinas pela valiosa parceria que temos no mesa brasil. As crianças e adolescentes atendidos pela aedha-guardinha reconhecem conosco a importância da contribuição desse programa, não apenas pelas delícias inesperadas que chegam de vez em quando (yogurte, sucrilhos, sucos, entre tantas), mas especialmente pela consciência que vamos construindo a cada dia em relação aos princípios da sustentabilidade, da economicidade, da solidariedade objetiva e cidadã. Nossos cumprimentos e gratidão, com os mais intensos votos de que 2016 possa trazer a todos os brasileiros sorrisos muito abertos para um novo tempo de superação de todas as dificuldades. Cordialmente, Maria Helena Novaes Rodriguez (Vice-presidente voluntária da diretoria executiva da aedha)

    Responder
    • Mesa Brasil 11 de dezembro de 2015 às 18:15

      Ficamos felizes em desenvolver esse trabalho junto às instituições. Muito obrigado pelo depoimento, Maria Helena!

      Responder
  • Élide Augusto 11 de dezembro de 2015 às 09:36

    A ação forte é muito grata por mais este ano de parceria e parabeniza a toda equipe do mesa brasil campinas, pelos resultados alcançados de 2015. Este com certeza é o resultado de um trabalho , realizado com carinho e dedicação, que garante não só a alimentação nas entidades atendidas, mas também a construção de uma nova realidade social, a partir de pilares como a solidariedade, sustentabilidade e do consumo . Desejamos a todos que 2016 chegue com muita energia positiva, para que e saúde. Um grande abraço.

    Responder
    • Mesa Brasil 11 de dezembro de 2015 às 18:16

      A equipe do MEsa agradece, Élide! Um ótimo 2016 para todos nós!

      Responder
  • C.T. Jeová Rafha 11 de dezembro de 2015 às 09:39

    Parabéns a equipe por fazer tudo com tanta excelência agradecemos primeiramente a DEUS e depois a vcs por nos dá oportunidade de fazermos parte . Obrigada TAMOJUNTO

    Responder
    • Mesa Brasil 11 de dezembro de 2015 às 18:18

      Agradecemos o depoimento, C.T.! Tamo junto ;)

      Responder
  • Sheila Cristina Andriani 12 de dezembro de 2015 às 10:50

    parabéns a toda a equipe por esse trabalho tão lindo e que faz a diferença para milhares de pessoas.

    Responder