13/01/2015

Karina S. Becker Tomé

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Temperos Naturais: Uma forma de reduzir o teor de sódio das refeições.

O sal é um dos vilões mais temidos da atualidade, mas também é o menos combatido. Isso porque desde sempre nós nos acostumamos a comer tudo com uma bela pitada de sal. E se fosse só essa pitada, tudo bem! Mas o que torna o sal um grande vilão é que ele é a principal fonte de sódio que consumimos, podendo causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e a sobrecarga dos rins. Porém, manter o sal longe do prato ou pelo menos diminuir a quantidade nas receitas pode ser uma medida fácil.

A substituição do mineral por outros temperos naturais dá novo gosto às preparações e promove boa saúde. Os temperos naturais e condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados. E podem substituir o nosso poderoso vilão, o sal em excesso.

O tempero pronto industrializado, que dá aquele sabor diferenciado ao alimento, além de conter muito sódio, é riquíssimo em gorduras ruins (saturadas) que são prejudiciais ao coração.

Preocupados com a saúde e o desenvolvimento das crianças em nossa creche, a Associação Casa de Estar, iniciamos um projeto no qual o foco seria reduzir o teor de sódio nas refeições, passando a fazer o real "tempero do amor". Tendo em vista que temperos naturais substituem o sal e deixam nossa alimentação mais saudável!

Com o auxilio da nossa equipe de colaboradores, entre eles a cozinheira e auxiliar de cozinha (Jandira e Laureci), colocamos essa ideia em prática. Uma vez que são participantes dos cursos do programa Mesa Brasil, cujo objetivo é combater o desperdício e aproveitar o alimento por inteiro, a tarefa ficou mais fácil.

Aprendemos a preparar o “tempero do amor” utilizando o caldo do cozimento de legumes ou carnes, que é rico em nutrientes e muitas vezes desprezado.

A receita foi um sucesso na nossa instituição e passou a ter um lugar reservado em nosso freezer. Agradecemos desde já ao projeto que também nos proporciona alguns dos nossos ingredientes.

 

RECEITA

INGREDIENTES:

2 cenouras; 2 tomates; 1 talo de salsão ou salsinha e cebolinha; 1 cebola grande; 2 litros de água; 2 folhas de louro; 3 cravos da índia; 2 colheres de café de sal.

MODO DE PREPARO:

Lave todos os legumes. Descasque a cebola e corte em pedaços médios. Corte a cenoura e os demais ingredientes em fatias grossas e o salsão em pedaços de 5cm.

Em uma panela, junte todos os legumes, as folhas de salsão. Adicione água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.

Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo.

Observação: pode ser acrescentado o caldo do cozimento do frango, carne vermelha ou peixe.

Conserve na geladeira por até 7 dias ou congele por 3 meses. Vale usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.

 

Por Karina S. Becker Tomé. Nutricionista - CRN³ - 30444. Instituição: Associação Casa de Estar, que atende 109 crianças de 0 a 5 anos. Cadastrada no Programa Mesa Brasil Sesc Santos.

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