02/05/2019

Mesa Brasil

0 comentário

A arte de contar histórias

Era uma vez um grupo de pessoas que fez uma viagem fantástica ao mundo das histórias…  Tudo aconteceu em uma atividade realizada pelo Mesa Brasil em Sorocaba. Educadores das instituições sociais atendidas pelo programa foram convidados a conhecer e expandir o conceito da Arte de Contar Histórias.

Modelagem -4

 

O curso foi conduzida por Monisa Maciel, que é pedagoda e atua como contadora de histórias há 20 anos. Segundo a profissional, uma história bem contada proporciona momentos de acolhida, que podem ter até efeitos terapêuticos. E pra quem acha que as histórias são exclusivas para crianças pequenas, Monisa afirma: elas tem valor para quem tem de zero a cem anos.

A psicóloga Carolina, que trabalha com ex-moradores de rua na instituição ACAP, participou pela primeira vez de uma capacitação do Mesa Brasil. Ela conta que na instituição é feito um trabalho com oficinas de criatividade e que a contação histórias se encaixou perfeitamente nesta proposta. “O curso superou as nossas expectativas, por que além de ser muito dinâmico, ele é muito humano, com um olhar muito gentil para as nossas necessidades emocionais e também pra nossa criança interior. Como eu trabalho pra um público adulto,  pra mim também fez muito sentido e eu acredito que também vai fazer pra eles, por que as histórias não morrem”.

 

Modelagem -5

 

Bruna Moraes atua projeto Buscando a Paz, que recebe crianças de 4 a 10 anos em situações de vulnerabilidade social. Ela conta que no projeto já é feito um trabalho básico de contação com as crianças e que a participação no curso abriu os horizontes da equipe para novas possiblidades. “A gente começou a trabalhar com os materiais, com tecido… Coisas muito legais. Ficamos cheios de ideias”, conta.

No último dia do encontro, a atividade propunha justamente a criação de objetos para ajudar a contar as histórias. Através da modelagem, os participantes puderam experimentar uma outra forma de expressão que deixa as narrativas ainda mais mágicas.

 

Modelagem -3

 

Pra finalizar o curso, o recado de Monisa é claro: “Contem histórias, compartilhem histórias. Contar histórias vai além de aprendizado, é um momento de afeto, de carinho. Nós precisamos ter essa divulgação cultural, esse olhar para as crianças, contar histórias é uma necessidade e um momento de amor”.

 

Fotos e entrevista: Lilian Ambar

Texto: Mariana Krauss