06/11/2015

Mesa Brasil

5 comentários

Alimento, alimento nosso

Quem passou pelo Sesc Campinas durante o mês de outubro recebeu um convite irresistível aos sentidos e às descobertas. A exposição Alimento, Alimento nosso, criada para compor a programação do Dia Mundial da Alimentação, chamou cada visitante a caminhar por sensações, cores, sons, texturas e memórias guardadas em frutas, legumes, temperos e comidas do dia a dia.

“A possibilidade de interação foi uma maneira de acolher as pessoas que passavam, de convidar a conhecer ou relembrar alimentos, cheiros e receitas que ali estavam”, conta Lilian Rocha, coordenadora do Mesa Brasil no Sesc Campinas.

IMG_4174

De um lado, um passeio para acordar sentidos. As mãos vinham se aventurar pelas caixas de madeira e sentiam ora maciez, ora resistência. Em seguida, narizes descobriam aromas: doce (baunilha, canela, aniz, erva-doce), ácido (vinagre, limão, maracujá, tangerina), amargo (café, cúrcuma, páprica, fumaça) e até o umami (curry, zatar). Depois a vez era dos ouvidos: pelos fones chegavam sons da panela, do liquidificador, da mordida e também vozes ditando receitas para a imaginação – um quilo de farinha de trigo, 2 ovos, uma xícara de leite…

IMG_4164

Do outro lado, as receitas ganhavam corpo – e caras. Além de poderem ler ingrediente por ingrediente, os olhos encontravam outros olhos (e narizes, bocas, cabelos, pescoços): eram os rostos das cozinheiras de instituições sociais cadastradas pelo Mesa Brasil, autoras de cada receita. Logo embaixo, frutas, legumes, grãos e raízes coloriam o espaço, pra lembrar como é rica a nossa alimentação.

A mistura de sons, cores e cheiros trouxe não só sensações, mas também reflexões. “A exposição contribuiu para estimular e aguçar a curiosidade por alguns alimentos e pelo ato de cozinhar. Dessa forma, pensamos também sobre as nossas escolhas alimentares”, diz Lilian.

IMG_4162

E que tal prestar atenção aos alimentos dentro de casa? Quanto tempo faz que você não deixa os grãos de arroz escorrerem por entre os dedos, ou então sente o cheiro de uma fruta madura? Por que não resgatar uma receita antiga, com gosto de infância? Ou talvez testar um prato novo, um sabor diferente?

Todas as receitas da exposição fazem parte do Livro Receitas de Vida, que reúne as dicas e histórias das cozinheiras que pilotam fogões nas instituições atendias pelo Mesa Brasil em Campinas e região. Tem galinhada, empadão, bolo de frutas… quer experimentar? Baixe aqui o livro e deguste!