05/11/2014

Mesa Brasil

2 comentários

As famílias que alimentam o Brasil

A agricultura familiar consiste no cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente o núcleo familiar, integrando gestores e trabalhadores. 

Aproximadamente 85% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. De acordo com a Secretaria de Agricultura Familiar são 13,8 milhões de pessoas em cerca de 4,1 milhões de estabelecimentos, o que corresponde a 77% da população ocupada na agricultura. 

A agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil. Constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros e responde por 35% do PIB nacional, além de absorver 40% da população economicamente ativa do país. Entre os estados brasileiros, a agricultura familiar tem especial destaque no Paraná. Das 374 mil propriedades rurais no estado, 320 mil pertencem a agricultores familiares. 

Em dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar, reconhecendo o papel fundamental desse setor para a segurança alimentar no mundo. O Ano Internacional da Agricultura Familiar visa a destacar o perfil da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutrição, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

Desde outubro, mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação (16/10), o programa Mesa Brasil no Sesc Rio Preto vem promovendo uma série de atividades que tem como tema a agricultura familiar, seus métodos de produção e benefícios para uma alimentação segura. Entre palestras, bate-papos e oficinas, a programação conta também com a exposição de uma série de imagens de agricultores familiares estabelecidos na região de São José do Rio Preto, mais precisamente nos municípios de Bady Bassitt e Promissão. 

As imagens, captadas pelo fotógrafo Jorge Etecheber, podem ser vistas até o dia 30/11, no horário de funcionamento do Sesc Rio Preto. Confira algumas delas na galeria abaixo.