28/05/2015

Mesa Brasil

6 comentários

Captar, armazenar, distribuir e alimentar

 

No ano em que completa 21 anos, o programa Mesa Brasil Sesc São Paulo dá mais um passo importante em sua trajetória: a criação do Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil (CECAM). Com 1600 metros quadrados de área total, capacidade para até 400 toneladas e uma frota que contará com quatro caminhões, o espaço destina-se a captar e armazenar grandes volumes de doações de alimentos.

De dentro de um condomínio logístico na zona oeste de São Paulo, o CECAM será ponto de apoio para as 13 unidades do Mesa do estado, com função estratégica para distribuir alimentos entre interior, litoral e capital. “Sentimos a necessidade de ter um espaço próprio a partir do aumento de doações da indústria. As grandes quantidades demandam um local para armazenagem, de onde possamos fazer o direcionamento até as unidades. Além disso, queremos otimizar também a distribuição de frutas, verduras e legumes, usando o centro como um entreposto”, explica Karen Leal, coordenadora do CECAM.

IMG_4259-trat

Com a criação deste novo espaço, portanto, o programa passará a atender mais pessoas e com mais qualidade, levando produtos variados a regiões que antes não os receberiam, por limitações logísticas. “Doações volumosas de laranjas em Piracicaba, ou de avocados em Bauru, por exemplo, vão agora chegar até muitas outras unidades do estado. Assim, acreditamos que o CECAM vai ajudar a promover o acesso das instituições atendidas a alimentos diversificados, melhorando a qualidade das refeições oferecidas”, afirma Karen.

Entre as 27 pessoas que compõem a equipe, um grupo irá se dedicar à captação de doações, prospectando empresas e levando informações sobre o programa. Além disso, atuará na fidelização dos atuais doadores, garantindo a prestação de contas e mantendo um bom relacionamento com as empresas.

IMG_4197-22

A previsão é não apenas aumentar o volume de doações, mas também ampliar a gama de tipos de alimentos captados. Futuramente, o espaço será equipado com câmaras refrigeradas, que tornarão possível o recebimento de carnes, laticínios e congelados em geral.

Marcando o início de suas operações, o centro recebeu 100 mil litros de leite, 25 toneladas de arroz orgânico, 10 toneladas de cereal matinal, 26 toneladas de chocolate e 100 mil litros de sucos e chás. Esses alimentos, assim como as demais doações que chegarão diariamente ao CECAM, serão distribuídos entre as 13 unidades do Mesa até chegar a quase 800 instituições cadastradas, atendendo a mais de 140 mil pessoas. O programa, desta forma, reforça o compromisso com sua ação central, de combate ao desperdício de alimentos ao mesmo tempo em que complementa e enriquece a refeição de pessoas em situação de insegurança alimentar.

 IMG_4241-trat

(Fotos: Sergio Pinto Cruz/Sesc) 

Confira na galeria abaixo imagens da cerimônia de abertura do CECAM, no dia 02 de junho: