28/10/2015

Mesa Brasil

1 comentário

Colheita no quintal de casa

Pelas mãos de Jair e Nivaldo, cada pezinho de alface da Horta Agroecológica no Sesc Interlagos é cultivado com um olhar educativo. Não só alface, mas também almeirão, beterraba, catalhonha, cebolinha, chicória, couve, escarola, espinafre, inhame, tomate, entre tantas outras hortaliças brotam, crescem e são colhidas ali.  

IMG_4125

Quando o Mesa Brasil foi implantando em Interlagos, em 2013, uma frutífera parceria começou a germinar. Assim, 20 dias após o início do programa na unidade, a primeira colheita foi doada: alface lisa, beterraba e verduras foram o primeiro passo da parceria que frutifica todos os meses.  

Parte de um Viveiro de Plantas com mais de 5 mil mudas em exposição, a horta oferece ao público uma rica oportunidade de conhecimento sobre os diferentes tipos de hortaliças, suas formas de cultivo, ritmos de crescimento e tempos de colheita.

IMG_4137

Tudo tem sua época de brotar e colher. Assim, enquanto cresce, cada hortaliça cumpre também seu papel educativo. “Depois de transmitir os conhecimentos, agora é só esperar a época da colheita e dizer ao programa Mesa Brasil que venham retirar a doação de hortaliças, frutas e legumes’, diz o viveirista Nivaldo de Jesus Silva.

IMG_4140 (1)

Uma vez por mês, as caixas são preenchidas com alimentos orgânicos que vão alimentar centenas de pessoas atendidas nas instituições sociais cadastradas no Mesa Brasil, que vão ter a oportunidade de consumirem alimentos ricos em nutrientes, importantes para complementar as refeições, estimular a criatividade das cozinheiras nas receitas e proporcionar uma alimentação mais saudável. ‘É gratificante saber o destino daquilo que plantamos – servir para alimentar aqueles que necessitam’, diz o viveirista Jair Teixeira da Silva.

IMG_4128

‘Em dois anos, 2 toneladas chegaram a todas as instituições sociais que atendemos. Mas o melhor desta parceria é saber que o volume e variedade destes alimentos superam o resultado em quilos’, complementa Vanessa Zaidan dos Santos, nutricionista e coordenadora do programa no Sesc Interlagos.

Viveiro -1