Diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos não utilizados ou vendidos em locais como feiras, padarias, supermercados, indústrias, centrais de abastecimento e restaurantes são descartados. São produtos in natura ou industrializados que não têm valor comercial, mas podem muito bem complementar a refeição de muitas pessoas. O Sesc Mesa Brasil São Paulo nasceu desse pensamento.

Criado em São Paulo em 1994 e, desde 2003, presente em todo o país, o programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa doa alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença.

O Sesc Mesa Brasil São Paulo realiza ações educativas, oferecendo cursos, treinamentos e oficinas aos funcionários das empresas e instituições sociais parceiras. Elas orientam no preparo, armazenamento, aproveitamento integral e diversidade de cardápio — visando, assim, diminuir o desperdício e promover uma alimentação adequada saudável.

Hoje, após 30 anos, a iniciativa atende 95 municípios paulistas e arrecada 6 milhões de quilos de doações (alimentos, produtos de higiene e limpeza e outros itens) por ano. Estes alimentos complementam as refeições servidas a 480.000 mil pessoas atendidas em 1.200 instituições sociais.

Tudo isso é possível considerando à colaboração de 1100 empresas doadoras, que, junto ao Sesc São Paulo, formam uma rede comprometida e empenhada no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

 Atuação em São Paulo 

O Sesc Mesa Brasil está presente em 20 unidades do Sesc em São Paulo. Na capital nas unidades: Campo Limpo, Carmo, Itaquera, Interlagos e Ipiranga. E na Grande São Paulo interior e litoral, nas unidades: Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

Você sabia? 

O Sesc Mesa Brasil foi inspirado em um programa norte-americano. O então diretor regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, chegou a estagiar como ajudante de motorista na City Harvest de Nova Iorque para entender o processo de recolhimento de comida em restaurantes e sua posterior distribuição a entidades.