06/11/2014

Mesa Brasil

0 comentário

Cozinhando com o Mesa Brasil

Em São José dos Campos as instituições atendidas pelo programa apresentaram suas receitas no projeto “A Receita do Mesa”

Qual é a receita do Mesa? O que faz o programa dar certo? Para isso você precisa conhecer o Mesa Brasil.

Desde 1994, o programa, que atende 42 cidades, busca combater o desperdício de alimentos e funciona como um elo entre empresas e instituições sociais. A logística é a seguinte: as equipes se dirigem aos locais de doação – supermercados, mercados municipais, feiras livres, centrais de abastecimento, padarias, confeitarias e indústrias -, recebem os alimentos, fazem a seleção e os encaminham para as instituições sociais. Ou seja, o objetivo principal é minimizar o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional.

Sucesso para quem recebe e para quem doa. O donativo ajuda não só quem precisa do alimento: o consumo sustentável é o mote e ainda está presente nas oficinas e palestras organizadas nas unidades. Essa educação, aliás, é a troca do Mesa Brasil com quem recebe a doação. É um ganho de alimento e conhecimento.

Pensando nessa troca, o Sesc São José dos Campos organizou a produção de 11 vídeos, nos quais a instituição atendida mostra que sabe aproveitar integralmente as frutas, legumes e verduras, e ensina a cozinhar pratos simples e, ao mesmo tempo, sofisticados. O projeto A Receita do Mesa foi apresentado no Encontro Anual do Mesa Brasil, no Sesc São José dos Campos, em dezembro de 2013.
Para cozinhar com o Mesa Brasil é só seguir os passos das cozinheiras e nutricionistas de nove instituições de São José dos Campos e Caçapava, participantes do programa. Confira abaixo as receitas:

 

Torta de Berinjela
(Casa da Criança – Caçapava/SP)
Tem berinjela em casa e não tem ideia do que fazer com ela? Essa receita da Rosilda Aires de Morais da Cruz é uma boa pedida.

 

Petit Four de Coco
(Integra/Avape – São José dos Campos/SP)
A Mariane Pereira Miacci preparou essa receita de biscoitinho que vai bem com aquele café ou um suco.

 

Bolo Nutritivo
(Integra/Avape – São José dos Campos/SP)
Na mesma instituição, o pessoal mostra que sabe aproveitar os nutrientes dos alimentos e prepara um bolo nutritivo em que a banana vai com casca e não se usa farinha.

 

Patê de Tomate
(APAE – Caçapava/SP)
Outra receita de Caçapava, esse patê vai bem com torradas, pão ou biscoito. Ótimo para um café da tarde, não?

 

Manjar de Beterraba
(Esquadrão Vida – Caçapava/SP)
No Esquadrão Vida o aproveitamento integral dos alimentos sempre aconteceu. Olha só essa receita de manjar de beterraba que a Vera Maria Marins preparou para A Receita do Mesa.

Geleia de casca de maracujá
(Lar São José – São José dos Campos/SP)
Lave bem os maracujás e corte-os ao meio. Começa fácil e termina da mesma forma. Aproveite a parte branca da casca da fruta para fazer essa geleia com o Lar São José.

 

Fricassê de pão amanhecido com espinafre
(ACEL – São José dos Campos/SP)
Com Simone Aparecida Trigo Ferreira você aprende a fazer esse Fricassê de Espinafre que ela sempre faz lá na ACEL.

 

Biscoito com Goiabada
(ACEL – São José dos Campos/SP)
O bom desse biscoito amanteigado é que podemos trocar o recheio por outro doce. Que tal?

 

Calda de Frutas
(AME – São José dos Campos/SP)
Aqui a Valdirene Santos de Oliveira dá uma dica importante: aproveite esta calda para comer com sorvete.

 

Bolo de Maçã
(Casa Recomeço – São José dos Campos/SP)
O bolo da Casa Recomeço foi preparado com as maçãs recebidas por doações e você pode fazer em casa também.

 

Arroz-doce com pera
(Coração de Maria – São José dos Campos/SP)
Gosta de arroz-doce? Então essa versão com pêra pode conquistar seu paladar facilmente.

 

Bastidores da cozinha

O trabalho da produção destas receitas foi registrado neste making of. Fique por dentro, inclusive, dos erros de gravação.

 

Aniversariante

Em 2014, o Mesa Brasil completa 20 anos, e tem muita comemoração nas 13 unidades que trabalham com o programa. Confira aqui a programação especial.