01/09/2015

Mesa Brasil

0 comentário

Dia de feira


25 de Agosto, Dia do Feirante: a data marcou a realização da primeira feira livre no país, no Largo do General Osório em São Paulo, no ano de 1914.

O Mesa Brasil Sesc Santos aproveitou a comemoração e, durante a semana do dia 25, a equipe do programa esteve presente nas feiras livres da cidade para agradecer a parceria. Nas mãos, uma receita especial: um bolo com aproveitamento das cascas da banana foi repartido entre os parceiros. O mimo serviu também para sensibilizar as pessoas para o uso das partes dos alimentos que normalmente são desprezadas, como cascas, talos e folhas.

IMG_2960

Muitas vezes, as partes dos alimentos que consideramos dispensáveis são na verdade as de maior valor nutritivo. Diversas frutas, verduras e legumes podem ser aproveitados integralmente, tornando as receitas mais nutritivas e reduzindo a quantidade de resíduos jogados na natureza. Um exemplo é a laranja: sua casca contém 4000% a mais de cálcio do que apenas a polpa.

DSC02058

Então, que tal aprender a fazer Cascas de laranjas cristalizadas para acompanhar o chá ou café?

Quantas folhas de couve flor, brócolis e rabanete encontramos espalhadas no chão das feiras, que podem se transformar em uma deliciosa Torta de folhas?

Você já experimentou um Salpicão verde feito com a casca de melancia?

E que tal aproveitar as folhas de beterraba e ramas de cenoura no preparo de um colorido e saboroso Patê para canapés?

Ou ainda se surpreender com uma Geleia feita com as sementes de mamão?

Mais receitas você encontra na nossa página Cozinhar.