03/11/2015

Mesa Brasil

0 comentário

Dia Nacional da Coleta de Alimentos 2015

Quem for às compras no próximo sábado, dia 7 de novembro, terá a chance de participar do Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Nesta data, em supermercados de todo o país, será possível dar um nobre destino a uma parte da compra semanal: alimentar quem mais precisa. Durante todo o dia, voluntários vão recolher doações de alimentos não perecíveis para destinar a instituições sociais.

A ação acontece simultaneamente em mais de 50 cidades, em 15 estados no país. Para saber quais são os supermercados participantes em sua região, basta acessar o site. O Mesa Brasil Sesc é parceiro desta iniciativa: nas cidades em que atua, realiza a coleta dos alimentos doados e distribui entre as instituições parceiras.

Em São José do Rio Preto, por exemplo, o Mesa foi responsável pela distribuição de mais de 5 mil quilos de alimentos arrecadados durante a coleta de 2014. “A maior parte das nossas doações durante o ano é de hortifrútis. O Dia da coleta é a oportunidade de levarmos produtos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, às instituições”, conta a coordenadora do Mesa Brasil no Sesc Rio Preto, Denise Andreo.

Além de doar alimentos, outra forma de contribuir para a ação é o voluntariado. Em cada supermercado, os voluntários terão a missão de explicar aos consumidores sobre o evento e conquistar doações. Para fazer parte do time, basta entrar em contato com o coordenador da coleta em sua região. 

Coleta -rio -preto

Ponto de coleta em supermercado de São José do Rio Preto,
na edição anterior do Dia Nacional da Coleta de Alimentos. 

Mais sobre o evento

A Coleta de Alimentos nasceu há 18 anos na Itália e foi replicada em diversos países. No Brasil, a ação começou a ser realizada pela CDO em 2006 em São Paulo e região metropolitana. Desde então, já arrecadou mais de 550 toneladas de alimentos, com a participação de 26 mil voluntários em mais de 40 cidades de todo país.