24/04/2015

Mesa Brasil

2 comentários

Do campo ao Mesa

Legumes, verduras e frutas de qualidade chegando à mesa de quem mais precisa. Esse é o resultado das parcerias do Mesa Brasil com cooperativas de assentados da reforma agrária. O acordo é possível por intermédio da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que custeia os produtos cultivados pelos assentamentos e doa-os ao Mesa, responsável por distribuir os alimentos entre as instituições sociais cadastradas.

Atualmente, esse tipo de parceria já acontece nas unidades do Mesa em Bauru, Rio Preto, Osasco e Taubaté, com seis cooperativas participantes.

Um grupo de novos funcionários do projeto acompanhou, no último dia 17, a coleta de alimentos na Coopec (Cooperativa Agropecuária do Projeto de Desenvolvimento Sustentável São Luiz de Cajamar e Região) e observou de perto a dinâmica da parceria iniciada em janeiro deste ano. Todas as semanas, um caminhão do Mesa Brasil do Sesc Osasco tem parada obrigatória no assentamento para realizar a coleta de, em média, 350 kg de alimentos como alface, rúcula, almeirão e chicória colhidos muitas vezes no mesmo dia – e cultivados de forma totalmente orgânica, sem uso de defensivos químicos.

MB-8

Para as mais de 20 famílias que vivem no assentamento, estabelecido em 2006, esta é a oportunidade de garantir a produção e conquistar seu sustento. Já para as instituições cadastradas na região de Osasco, a diferença surge em cada refeição que ganha complementos ricos em sabor e nutrientes.

Depois de recolher dezenas de caixas de alface, couve, limão, chuchu e abacate, a equipe do Mesa foi conhecer como cada um foi cultivado. O que se seguiu foi um passeio cheio de descobertas – do jamelão, uma mistura de maracujá e melão, ao pé de cravo – pelos diversos lotes do assentamento, onde cresciam hortaliças, legumes e frutas que mais tarde serão destinadas ao programa.

 MB-80

O grupo ainda pode observar uma das assembleias periódicas entre os cooperados, que acontecia naquele momento em uma área comum do assentamento.

MB-110

De lá, seguiram a jornada para acompanhar a outra ponta do processo: a doação dos alimentos às instituições. Na creche Crescendo Cidadã II e no abrigo Amamos, os membros da equipe puderam vivenciar um pouco da realidade da comunidade e observaram o recebimento das doações. “Neste tipo de parceria, o Mesa tem um papel importante nos dois lados – tanto junto às famílias produtoras quanto nas instituições, garantindo o acesso a um alimento de altíssima qualidade”, afirma Luciana Curvello, coordenadora do programa.

MB-190-s

 

Fotos: Sérgio Pinto Cruz