10/09/2018

Mesa Brasil

0 comentário

Global FoodBanking Network visita Mesa Brasil

O mês de agosto foi marcado pela troca de experiências entre as equipes do Mesa Brasil Sesc São Paulo e a organização internacional The Global FoodBanking Network. Uma comitiva da GFN –  que reuniu a presidente Lisa Moon, o diretor de serviço de campo Craig Nemitz, a assistente executiva e coordenadora de serviços de campo Gabriela Reno e a líder latino-americana Ana Catalina Suarez Peña – acompanhou de perto a ação do Mesa Brasil no estado, visitando algumas das bases de operação do programa.

2018 08 20 Reunia ̃o Global Food Banking Network FT Matheus Jose ́ Maria -9
GFN em reunião com o o Diretor Regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda.
Foto: Matheus José Maria

A Global FoodBanking Network é uma organização internacional sem fins lucrativos que trabalha em prol de um futuro sem fome em mais de 30 países, criando, sustentando e fortalecendo bancos de alimentos ao redor do mundo.

“Nós perdemos aproximadamente um terço de toda a comida que nós produzimos. E os bancos de alimentos são uma solução única para capturar essa comida que seria perdida e transferir para aqueles que passam fome”, defende Lisa Moon, falando sobre a função estratégica que os bancos de alimentos têm no combate à fome e ao desperdício.

2018 08 20 VIsita Global Food Banking Network CECAM FT Mariana Krauss IMG_6322
Conhecendo o Centro de Captação e Armazenamento (CECAM)
Foto: Mariana Krauss

O Mesa Brasil é filiado ao Global FoodBanking Network desde 2013. Os bancos de alimentos reconhecidos pela organização devem cumprir rígidos padrões de gestão e de transparência em sua atuação. Estas exigências para a certificação visam formar uma rede confiável de parceiros que coletam e distribuem alimentos, uma vez que a GFN trabalha também como um mediadora entre organizações sociais e grandes empresas multinacionais, fornecendo informações para que estes parceiros possam realizar suas doações de maneira segura. Hoje, a GFN tem entre seus aliados multinacionais empresas de atuação global que tem base, principalmente, nos Estados Unidos e na Europa.

“Nós na Global FoodBanking ficamos muito felizes por podermos apresentar estes que trabalham em nível multinacional para nossos parceiros. É daí que a força da parceria vem”, afirma Lisa.

2018 08 21 Visita Global Food Banking Network Santos  FT Angelita Borges 23
Comitiva desceu a serra para visitar o doador Franzese Pescados, que atua no Guarujá – SP
Foto: Angelita Borges

E, para o Mesa Brasil, o estreitamento desta cooperação potencializa as possiblidades de ação do programa, dando também uma visibilidade que ultrapassa fronteiras e pode colaborar com o desenvolvimento de iniciativas realizadas em outros países, uma vez que a GFN também compartilha modelos de sucesso acompanhados mundo afora para fortalecer o trabalho dos bancos de alimentos que necessitam deste tipo de suporte.

2018 08 21 Visita Global Food Banking Network Santos  FT Angelita Borges 63
A GFN visitou a instituição Creche Lar Escola Irmã Shceilla, em Santos – SP
Foto: Angelita Borges

 “É uma chancela internacional importantíssima, como o próprio nome da instituição já diz, eles são responsáveis por conectar essas grandes iniciativas de bancos de alimentos no mundo com esses grandes doadores. Então, quando a gente vai captar uma nova parceria, vai sensibilizar novos atores a se engajar na nossa causa, levar essa chancela de que o programa é parceiro do GFN é muito importante, por que aumenta ainda mais a credibilidade que o Sesc e o Programa Mesa Brasil Sesc já tem no cenário nacional”, comenta René Lopo Neto, assessor técnico do programa Mesa Brasil no Departamento Nacional do Sesc.

IMG_7654_2018 08 23 Global Foodbanking Network Ft Thais Fero
Lisa Moon durante a coleta no doador D’Avó Supermercados, na região de atuação do Sesc Itaquera.
Foto: Thaís Fero

Após uma série de reuniões e visitas técnicas que levaram a comitiva para várias bases do programa, passando pelo Centro de Captação e Armazenamento (CECAM), pela coleta e distribuição nas regiões da cidade de Santos e do bairro de Itaquera, além de uma ação educativa, aconteceu um encontro que reuniu empresas parceiras do programa e representantes de potenciais futuros parceiros para dialogar sobre a importância estratégica dessa grande rede em prol do combate à fome e ao desperdício.

2018 08 23 Reunia ̃o Global Food Banking Network E Doadores FT Matheus Jose ́ Maria -34
Encontro com parceiros encerrou a visita.
Foto: Matheus José Maria

O encontro muniu os participantes de um elemento tão importante quanto a doação em si: a energia para seguir adiante. “Essa troca de experiência é muito rica pra que a gente possa melhorar cada vez mais as nossas ações. Nós somos as pessoas que estão nas empresas pensando e articulando, entrando em contato com os parceiros para transformar aquele plano que está no papel em algo real. Então esses momentos nos munem não só de materiais e informações, mas também dão uma energia a mais pra gente, principalmente mostrando que estamos no caminho certo, que temos uma grande rede unida pra combater a fome, a miséria e o desperdício”, disse – ao fim do encontro –  Lilian de Jesus, que é coordenadora de envolvimento com a comunidade da Mondelez Brasil.

2018 08 23 Reunia ̃o Global Food Banking Network E Doadores FT Matheus Jose ́ Maria -48
Foto: Matheus José Maria