24/04/2017

Mesa Brasil

0 comentário

Livro Sabor sem desperdício chega às lojas do Sesc

Mais nutrientes, menos desperdício: que tal aproveitar cascas, folhas, talos, sementes e entrecascas de frutas, legumes e verduras? Essa é a proposta do livro Sabor sem desperdício, que acaba de chegar às lojas do Sesc nas unidades e na internet. O livro, criado a partir de receitas desenvolvidas ao longo de mais de 20 anos do Mesa Brasil no estado, reúne sugestões de como aproveitar integralmente os alimentos em sucos, pães, bolos, massas, cozidos, doces etc.

E por que utilizar as partes “não convencionais” dos alimentos? Motivos não faltam: o aproveitamento integral pode fazer bem para a saúde, o bolso e o planeta. Isso porque partes como cascas e folhas contêm grandes quantidades de nutrientes: sabia que a casca da laranja tem 40 vezes mais cálcio que sua polpa? Ou que a folha da couve-flor e a casca do mamão são ricas em vitamina C?

Além disso, ao incorporar todas as partes do alimento nas refeições, é possível variar o cardápio gastando menos no supermercado e gerando menos lixo em casa: um alívio para o orçamento mensal e para o meio ambiente.

Tudo isso sem abrir mão do sabor. Afinal, não é por conter talos que uma torta ficará menos saborosa, garantimos! O primeiro passo é quebrar preconceitos. ‘Todos precisam entender que aquilo que se está jogando no lixo não é lixo. É comida. Não é sujo nem contaminado, muito menos exótico’, afirma a nutricionista e gastróloga Aline Rissato, em entrevista que compõe o livro.  

Que tal experimentar? Sabor sem desperdício foi feito para a cozinha: o papel é resistente, cada receita vem em uma página e o espiral deixa fácil de manusear enquanto as panelas estão no fogo:

 

Quem prefere a versão digital, também pode acessar aqui, gratuitamente. Na nossa página Cozinhar, também é possível buscar receitas diversas a partir dos ingredientes que você tiver na despensa. Por exemplo, quer saber como aproveitar mais do abacaxi? Espie as opções aqui

na Livraria: