09/12/2015

Mesa Brasil

6 comentários

Mesa Brasil na levada do rap!

Música, poesia, emoção e muito rap deram o ritmo do Encontro Anual do Mesa Brasil do Sesc Campinas. Representantes das empresas doadoras e das instituições sociais atendidas, além da equipe do programa, reuniram-se para celebrar mais um ano da parceria que, em 2015, arrecadou mais de 240 mil quilos de alimentos junto a 25 doadores, beneficiando mais de dez mil pessoas atendidas em 52 instituições.

 

O rapper Renan Inquérito, um mestre de cerimônias nada cerimonioso, conduziu a festa com alegria e descontração. Um verso aqui, um rap ali, uma citação acolá: as palavras escolhidas com carinho ganhavam rimas, da mesma forma que os ingredientes de uma receita, adicionados aos poucos, combinam sabores. “Na poesia, a gente vai mexendo as palavras para criar uma frase bonita, assim como na cozinha é a mistura de ingredientes que vai culminar num prato gostoso”, compara Renan.  Músicas como “Comida”, dos Titãs, “Chocolate”, de Tim Maia e poemas como “Trem de Ferro”, de Manuel Bandeira, foram lembrados, cantados e recitados durante o evento, entre homenagens e agradecimentos.

“Entendemos que a poesia pode estar em todo lugar. No olhar de um doador de alimentos que, neste gesto, auxilia quem precisa. Pode estar no trabalho, no suor, no cuidado da equipe do Mesa Brasil, em dar aos alimentos que seriam desperdiçados a chance real de consumo. Pode estar no trabalho lindo das instituições sociais que dia após dia contribuem para a formação de pessoas melhores”, afirma Lilian Rocha, coordenado do Mesa Brasil Sesc Campinas.

Encontro -anual -campinas (1)

Ao final, chamados ao palco, os doadores receberam uma homenagem especial: cada representante ganhou um avental poético e foi convidado a recitar um trecho do poema Receita para um novo dia, de Sérgio Vaz:

Pegue um litro de otimismo,
Duas lágrimas – de preferência
Escorridas no passado
Duas colheres de muita luta
E sonhos à vontade.
Duzentos gramas de presente
E meio quilo de futuro.
Pegue a solidão, descasque-a toda
E jogue fora a semente.
Coloque tudo dentro do peito
E acenda no fogo brando das manhãs de sol
Mexa com muito entusiasmo.
Ao ferver, não esqueça de colocar
Uma dose de esperança
E várias gotas de liberdade.
Sorrisos largos e abraços apertados,
Para dar um gosto especial.
Quando pronto,
assim que os olhos começarem a brilhar,
Sirva-o de braços abertos.