15/03/2022

Mesa Brasil

0 comentário

Mesa Brasil Sesc São Paulo participa da Expomeat 2022

O Mesa Brasil Sesc São Paulo está em busca de novos doadores de proteína animal. Com esse foco, o programa participa da EXPOMEAT 2022 entre os dias 15 e 17 de março, evento que reúne empresas e profissionais do processamento de proteína animal e vegetal. Em seu estande, o Mesa Brasil apresenta o trabalho que realiza desde 1994 no combate à fome e a insegurança alimentar e nutricional, bem como a sua luta contra o desperdício de alimentos. Ao compartilhar sua História, deseja estabelecer novas parcerias e ampliar o leque de doadores. 

“Algumas ações, como o Mesa Brasil, estão levando um socorro em um momento de crise e desemprego. Temos um compromisso social. Toda empresa tem uma função social. O programa Mesa Brasil foi criado no Sesc São Paulo e ganhou o Brasil, é aplaudido no mundo afora. Aqui na feira, foi desenvolvida uma nova solução para sensibilizar os empresários a doarem. A mensagem está sendo muito bem comunicada e espero que ela apresente resultados”, diz Manuel Henrique Farias Ramos, vice-presidente da Federação do Comércio, além de presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado de São Paulo.

Foto: Matheus José Maria

“É de extrema importância que a maior quantidade de empresas participe desse projeto tão necessário [Mesa Brasil Sesc São Paulo]. Contribuir com a redução do desperdício de alimentos e dar essa pequena contribuição no combate à fome é muito significativo para nós. Nos sentimos muito honrados em contribuir. É importante a presença do programa na Expomeat. Quanto mais empresas do setor conhecerem o projeto e participarem, mais pessoas serão alimentadas e menos alimentos serão desperdiçados. Parabéns a todos do Mesa Brasil!”, diz Célio Bergamini, gerente de SESMT no Supermercados Bergamini, parceiro do Mesa Brasil Sesc São Paulo há 18 anos.

O Mesa Brasil Sesc São Paulo é uma ação social transformadora e de compromisso educativo, realizada pelo Sesc São Paulo. Em uma ponta, busca em empresas os alimentos que, por algum motivo, perderam seu valor comercial, mas estão próprios para o consumo; na outra, entrega-os para instituições sociais, como creches, asilos, abrigos, hospitais, dentre outras, onde esses alimentos complementam refeições e fazem a diferença 

Foto: Matheus José Maria

Como doar proteína animal 

Para se unir à luta contra a fome e doar carne para o Mesa Brasil Sesc São Paulo, a empresa interessada deve entrar em contato com a unidade mais próxima do programa, informar os produtos disponíveis para doação e o local para retirada. Enquanto nossa equipe vai ao estabelecimento, os alimentos precisam estar embalados e rotulados (incluir identificação do produto, validade, origem e informações do fabricante, distribuidor e importador), e mantidos em temperatura adequada (4° C para os resfriados e –18° C para os congelados).  

A logística de retirada e entrega dos produtos é realizada pela equipe do programa de forma segura e eficiente, com veículos refrigerados e exclusivos para o transporte de doações. No centro de distribuição e armazenagem em São Paulo, podem ser armazenados grandes volumes de doações de produtos secos, resfriados e congelados.   

Em seguida, a doação é distribuída em instituições cadastradas, localizadas no Estado de São Paulo. Atualmente, são mais de 1300 instituições sociais cadastradas em 86 cidades do território paulista.  

Após a distribuição das doações, o programa presta contas ao parceiro doador, com informações das instituições beneficiadas, garantindo a transparência do processo. Doações realizadas pela indústria de alimentos têm isenção de ICMS.  

A Expomeat 2022 é realizada entre os dias 15 e 17 de março no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo, e reúne mais de 200 marcas nacionais e internacionais da indústria de carne do Brasil e de outros países da América. Esta edição tem a expectativa de receber mais de 7.800 visitantes.