20/08/2015

Mesa Brasil

0 comentário

O certo e o errado na cozinha

Separar os alimentos crus dos cozidos, manter a cozinha limpa e os alimentos a temperaturas seguras, usar sempre água potável e matéria-prima de qualidade parecem orientações de boas práticas muito óbvias. Porém, na rotina de uma instituição que trabalha com refeições para dezenas de pessoas, reforçar essas atitudes nunca é demais.

Em agosto, o Mesa Brasil trouxe ao Sesc Piracicaba a nutricionista Daniela Cierro para falar sobre a responsabilidade dos profissionais da cozinha em relação à qualidade do alimento que irão servir. Participaram do encontro cerca de  60  manipuladores de alimentos de 44 instituições assistidas pelo programa nas cidades de Piracicaba, Limeira, Charqueada, São Pedro e Iracemápolis.

Entre as dinâmicas feitas, o modo correto de higienizar as mãos; os tipos de utensílios que devem ser utilizados ou não na cozinha; e a disposição dos alimentos na geladeira. Para Bruno e Leonardo, da Caphiv – Centro de Apoio aos Portadores do Vírus HIV, os treinamentos são esclarecedores. “Conseguimos levar aos demais funcionários as orientações que obtemos nesses encontros aqui no Sesc. Esse tema, sobretudo, serve não somente para o nosso trabalho, mas para colocar em prática na nossa casa também”.

Para Daniela, os participantes demonstraram segurança nas respostas. “Foi realmente uma troca de experiência e uma aula para reforçar positivamente o comportamento, atitudes e a responsabilidade que eles têm ao cozinhar para o outro. O mais importante estava nos olhos de cada um: o empenho e amor pelo que fazem”, conclui.

Piracicaba -daniela -cierro