12/02/2015

Mesa Brasil

1 comentário

Piracicaba realiza a primeira capacitação do ano com o tema ‘Aproveitamento Integral da laranja’

Cerca de 60 manipuladores de alimentos das instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil do Sesc Piracicaba participaram, na tarde dessa quinta-feira (12), da capacitação sobre Aproveitamento Integral da laranja. O encontro aconteceu no Teatro da unidade e reuniu 42 instituições que recebem as doações no município e região.

Mensalmente, o Programa convida os profissionais do setor da cozinha das entidades para aprender e aprimorar conhecimentos sobre a correta manipulação, conservação e preparo dos gêneros alimentícios e também aproveitamento total do alimento com receitas fáceis e diferentes. Neste primeiro encontro do ano, a nutricionista Daniela Cierro explanou sobre as propriedades nutricionais da laranja e a importância de comer a fruta com frequência. “A laranja proporciona receitas práticas, saborosas e com valor nutricional altíssimo, pois tem muita fibra”, afirma. Durante o encontro, os participantes aprenderam a fazer o bolo de laranja com casca e bagaço, pé de moleque de laranja e geleia.

A nutricionista do Programa Mesa Brasil do Sesc Piracicaba, Daniela Cullen, conta que as doações de laranja são muitas e constantes, por isso foi a fruta escolhida para começar as ações educativas em 2015. “Normalmente é feito somente suco com a laranja, mas temos também a oportunidade de geleia, bolo, caldas e demais doces”, informa.

Vivência

A ajudante de cozinha há 20 anos na Creche Ada Dedini Ometto, Flor de Liz, conta que já participou de muitos treinamentos do Programa Mesa Brasil. “Fazemos sempre para as crianças a torta de legumes e também uma salada de berinjela que foram ensinadas em outras capacitações”, declarou. A voluntária e também ajudante de cozinha na Pastoral da Criança em Santa Terezinha, Juraci Rodrigues, contou que as doações garantem a segurança alimentar das 138 crianças atendidas pela instituição e que os treinamentos são interessantes para a aprendizagem e troca de receitas. “Já nos reunimos para mostrar receitas diferentes que conseguimos fazer aproveitando o alimento todo doado pelo Mesa Brasil. Um que fez muito sucesso foi o bolo de abobrinha com chocolate”, contou.

O próximo treinamento do Programa Mesa Brasil em Piracicaba será realizado em março com a temática “Saúde congelada: por que não?”, que ensinará técnicas de congelamento de alimentos com o mínimo de perdas nutricionais.