08/11/2014

Mesa Brasil

0 comentário

Sabores do Mesa

Em comemoração aos 20 anos do Mesa Brasil Sesc São Paulo, o Sesc Santo André realizou o festival Sabores do Mesa, nos meses de agosto e setembro. O evento apresentou três oficinas culinárias com mais de 60 instituições cadastradas.

A nutricionista responsável pelo programa Mesa Brasil Sesc Santo André, Milena Prinholato, selecionou 12 receitas seguindo os critérios estabelecidos: criatividade, utilização integral dos alimentos, baixo custo e facilidade de preparo das receitas que durante o festival foram registradas e editadas para a elaboração do “Catálogo de Receitas Sabores do Mesa”. Esse catálogo de receitas foi distribuído para todas as instituições atendidas pelo programa Mesa Brasil, como marco dos 20 anos do programa.

O festival Sabores do Mesa visou aprimorar as técnicas empregadas pelas cozinheiras das instituições atendidas pelo programa na elaboração de receitas, além de propiciar uma integração entre elas. Sempre utilizando o conceito do aproveitamento integral do alimento doado, foram desenvolvidas receitas nutritivas, saborosas e de baixo custo.

As cozinheiras das instituições prepararam pratos acompanhados pelos Chefs de Cozinha Denis Takenaka, Eleonora Soledade e Neide Rigo. A cada oficina, um chef de cozinha orientou quanto à melhor forma de preparo, ajustes de ingredientes, quantidades e dicas de variações para as receitas, sempre destacando o aproveitamento integral do alimento, seu valor nutricional, o sabor e a apresentação dos pratos. A integração das instituições junto ao Chef de Cozinha se faz quando todos olham para o mesmo lado, trabalhando conjuntamente com atitudes conscientes. E, por meio do resultado, conseguimos ver as mudanças necessárias de forma saudável, sustentável e equilibradas.

Com este catálogo, além de conhecer os “Sabores do Mesa”, o leitor poderá preparar e experimentar receitas nutritivas e saborosas!

Bom apetite!