01/04/2016

Mesa Brasil

8 comentários

Um encontro para celebrar e agradecer

Uma noite de festa e de gratidão. Assim foi o Encontro Anual do Mesa Brasil Sesc São Paulo da capital e Grande São Paulo, que reuniu cerca de 700 pessoas nesta quinta-feira no Sesc Vila Mariana. Entre os presentes, estavam representantes das empresas doadoras e das instituições sociais cadastradas no Mesa nas unidades Carmo, Itaquera, Interlagos, Santo André e Osasco.

O momento foi de comemorar as conquistas do programa no combate à fome, ao desperdício de alimentos e à insegurança alimentar: no último ano, foram 4,3 mil toneladas de alimentos arrecadados junto a 640 empresas doadoras, distribuídos entre 830 instituições sociais, alimentando 152 mil pessoas em todo o estado. Para captar, armazenar e distribuir grandes volumes de doações, em 2015 ainda foi criado o CECAM – Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil, um ponto de apoio para as 13 unidades do Mesa no estado.

Confira no vídeo mais dados:

 

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, exaltou a importância das doações e do empenho de todas as empresas e também do trabalho realizado pelas instituições sociais atendidas, que preparam e servem as refeições. Além disso, destacou o caráter educativo do Mesa, presente desde o início do programa: “Não basta fornecer o alimento, tem que orientar como utilizá-lo, como guardá-lo, como fazer com que chegue de maneira adequada, cuidadosa e respeitosa até aqueles que precisam. O ato de alimentar não é simplesmente ingerir elementos vitais para o ser humano. Trata-se de um momento de participação social, de troca, de reunião. Por isso o nome Mesa sempre nos inspirou muito. A mesa é o lugar onde comemos, nos reunimos, conversamos e temos oportunidade de ter uma vida social completa e intensa”.

 Mesa -encontro -danilo

O Encontro foi também a oportunidade para lançar o livro Sabor sem Desperdício, com receitas que estimulam o aproveitamento integral dos alimentos, uma das questões trabalhadas nas ações educativas do Mesa. Um vídeo com uma das receitas da publicação foi exibido e ao final, uma surpresa! O resultado da preparação pode ser degustado: um pão de mel com aproveitamento integral da banana que deixou o público do teatro com gostinho de quero mais.  

 Mesa -Brasil -Sabor -sem -Desperdicio -baixar

Distribuído entre os presentes, o livro está disponível gratuitamente para download aqui.

Em seguida, representantes das empresas doadoras foram chamados ao palco para receber uma homenagem e os aplausos de agradecimento. A dona Giovana, do Sabores da Nonna, doadora veterana do programa, fez questão de subir ao palco e emocionou a todos.

Mesa -doadores

Ao final, a apresentação da orquestra do Instituto GPA, formada por crianças e jovens, animou o teatro.

IMG_5639

IMG_5668

Confira a galeria completa: