03/09/2018

Mesa Brasil

0 comentário

Um passeio pela história

Por um dia, apito que se ouve não é o da panela de pressão. Hoje o fogo aquece a máquina à vapor e dá a potência necessária para colocar a velha Maria Fumaça em movimento. Em agosto, as equipes das instituições sociais atendidas pelo Mesa Brasil Sesc Campinas puderam deixar de lado a rotina intensa das cozinhas para participar de um passeio turístico pelos trilhos da Viação Férrea Campinas-Jaguariúna.

O passeio aconteceu dentro do cronograma de ações educativas realizadas mensamente como parte da ação do programa Mesa Brasil. Desta vez, o encontro proporcionou uma experiência diferente aos trabalhadores destas instituições:

“O objetivo dessa vivência, além de fortalecer ainda mais o nosso vínculo com essas pessoas, é de quebrar a rotina. Tirar, nem que seja por um período, os cozinheiros e ajudantes dos bastidores, valorizando o seu trabalho e trazendo experiências novas.”, conta Lilian Rocha, coordenadora do programa no Sesc Campinas. “Muitas delas nunca tinham andado de Maria Fumaça”, completa. 

O trecho de linha férrea visitado no passeio tem 24 quilômetros e é remanescente da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, ferrovia  fundada em 1872. A linha ligava os estados de São Paulo e Minas Gerais, e seguiu ativa até o ano de 1971.

Atualmente o trecho remanescente é dedicado ao turismo. O trem trafega a uma velocidade média de 40 quilômetros por hora, passando por fazendas centenárias de café e por paisagens que reavivam as memórias de quem vê.

“Me remeteu de volta à infância, nos trouxe informações que naquela época não tínhamos oportunidade de saber e reabasteceu nossas energias para prosseguirmos nosso trabalho à todo vapor. Foi um dia maravilhoso”

Selma Santos, auxiliar de cozinha na Casa dos Menores de Campinas.

Whats App Image 2018-08-27 At 11.41.31 (1)

Aprendendo sobre a Maria Fumaça

 

Whats App Image 2018-08-27 At 11.41.25 (1) (1)

Estação lotada!

 

 

Whats App Image 2018-08-27 At 11.41.34 (1)

O trem já vai partir…

 

Whats App Image 2018-08-27 At 11.41.31

No caminho, muita história…

 

Whats App Image 2018-08-27 At 11.41.32

E beleza.

 

Estacao -tanquinho

O percurso terminou na estação Tanquinho.

 

Dentro de sua programação educativa, o Mesa Brasil Sesc Campinas busca sempre realizar passeios culturais com as equipes das instituições. Nos roteiros, já entraram visitas a outras unidades do Sesc durante exposições relacionadas à alimentação, um passeio por diferentes pontos turísticos da cidade de Campinas e até a visita a um sítio de produção orgânica, onde os participantes aprenderam sobre o tema na prática, vivenciando técnicas de manejo de solo conhecendo os métodos de produção do lugar.